Conecte-se

Município paraense de Abaetetuba compartilha boas práticas no Diálogo

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Sexta, 11 de agosto de 2017.

11082017 Diálogo Belém Matéria 8Ao idealizar o Diálogo Municipalista, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) buscava justamente estabelecer um diálogo com os gestores municipais. O que envolve a troca de experiências, por exemplo, a iniciativa do Município de Abaetetuba (PA) em promover o Projeto Político Pedagógico (PPP) – escolas quilombolas.

Localizada em uma região de ilhas e ramais, a cidade de aproximadamente 150 mil habitantes incluiu em seu Plano Municipal de Educação temas relativos à valorização da história e da cultura afro-brasileira. “Abaetetuba conta com 19 escolas quilombolas, das quais 14 estão localizadas em comunidades ribeirinhas e outras cinco nos ramais. Inclusive, esse é um diferencial. São quilombolas ribeirinhas”, explicou a secretária municipal de Educação, Maria Figueiró.  

Como ela mencionou, a ideia era fazer oficinas de PPP nesses locais para estimular a educação quilombola. Elas aconteceram nos dias 1° e 2 de junho na escola quilombola Santo André no Rio Itacuruçá. Logo em seguida, a secretária compartilhou alguns registros fotográficos e também adiantou um evento do Município dentro dessa temática. No próximo dia 25 de agosto, Abaetetuba vai promover o IV Seminário de Educação Quilombola. O evento terá como tema Pedagogia da Alternância: ressignificando o Ensino Fundamental no Campo de Abaetetuba.