Conecte-se

Alagoas: programação do primeiro dia encerra com projetos e orientações

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Terça, 03 de outubro de 2017.

02102017 dialogo AL Ag CNM 6Os participantes do Diálogo Municipalista em Alagoas puderam conhecer de perto alguns dos principais projetos da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O conteúdo marcou a última apresentação desta segunda-feira, 2 de outubro. O evento segue até o dia 3 do mesmo mês.

Quem conduziu o painel temático foi o consultor da entidade, Eduardo Stranz. Uma das primeiras iniciativas a ser compartilhada, o MuniCiência despertou o interesse dos gestores municipais.

O representante da CNM explicou que o projeto tem o intuito de selecionar boas práticas nas mais diversas áreas da administração local. “A ideia é construir um grande banco de boas ações, que tenham impacto e possam ser replicadas em outras cidades”, comentou.

Este ano, a Confederação lançou novamente um edital e, assim como ocorreu nas edições anteriores, já tem recebido projetos inovadores de todas as regiões do país. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pela página do MuniCiência até o dia 10 de novembro.

Os projetos serão avaliados por um corpo técnico, que irá selecionar as iniciativas mais interessantes com base em diversos critérios. Em seguida, elas são publicadas no hotsite do MuniCiência e submetidas a uma votação on-line. O número de votos é fundamental para decidir os projetos finalistas e recebedores da premiação.

Deslizes comuns
Também houve na programação do encontro um espaço dedicado a auxiliar os gestores na assertividade de sua administração. A consultora jurídica da entidade, Elena Garrido, compartilhou nos momentos finais do encontro uma pesquisa conduzida por ela. O levantamento faz uma análise minuciosa dos itens frequentemente apontados nas auditorias dos Tribunais de Contas em nível nacional.

Entre os erros mais comuns estão: movimentação financeira em instituições não-oficiais, ausência de licitação e falta de comprovação dos serviços pagos. Garrido acredita que o material pode auxiliar os gestores a serem excluídos das estatísticas do Tribunal.

O Diálogo Municipalista alagoano segue nesta terça-feira, 3 de outubro, com novos painéis temáticos. O segundo dia de atividades concentra orientações e dicas para potencializar a cultura e o turismo na região.

Confira programação completa aqui

Acesse também o hotsite do MuniCiência e envie sua boa prática