Conecte-se

Pleitos dos gestores alagoanos são incluídos na carta municipalista

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Quarta, 04 de outubro de 2017.

03102017 dialogo AL Ag CNM 6Durante dois dias, a equipe da Confederação Nacional de Municípios (CNM) levou até os gestores conhecimento sobre um rol de temas. Porém, o Diálogo Municipalista é também um espaço para ouvir as demandas municipais. As reivindicações foram inclusas em uma carta, lida durante o encerramento do encontro em Maragogi (AL) neste dia 3 de outubro.

O documento resume as demandas em sete pontos. Entre eles, a aprovação de duas emendas que tratam da regularização do Sistema Nacional de Cultura (SNC), e a desconcentração dos recursos estaduais para incentivo à cultura entre os Municípios do Estado correspondente.

Também consta na carta apoio na captação de recursos financeiros visando à qualificação da oferta de produtos e serviços, e a governança das regiões turísticas do Brasil.

Para os gestores dos três Estados – Alagoas, Pernambuco e Sergipe – é essencial a implantação da Lei Geral de Governança, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). Eles solicitam apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nessa agenda e ainda na viabilização de participarem de feiras nacionais e internacionais de turismo.

Para o prefeito anfitrião, Fernando Lira, a carta é “pragmática e objetiva”, reunindo pontos que ele avalia como sendo cruciais para o desenvolvimento não apenas de Maragogi, mas da região da Costa dos Corais como um todo. Lira agradeceu a presença dos participantes que registraram presença no Diálogo Municipalista e demonstrou sua satisfação em poder ser palco do encontro.

Diálogo em números
O evento em Maragogi foi um dos mais movimentados até hoje. Seu foco esteve em debater ações para o desenvolvimento local, por meio tanto da cultura quanto do turismo.

Uma avaliação do número de credenciados, ao final do encontro, revela que pelo menos 305 pessoas marcaram presença no Diálogo Municipalista em Alagoas. Além dos gestores dos Estados vizinhos, Pernambuco e Sergipe, o evento contou com participantes de Amazonas, São Paulo e Distrito Federal.

A próxima cidade a receber o Diálogo Municipalista será Fortaleza, no Ceará, entre os dias 23 e 24 de outubro. Em seguida, a equipe da CNM segue para Salvador, na Bahia, por onde estará nos dias 25 e 26 de outubro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do Diálogo Municipalista.

Clique aqui e inscreva-se