Conecte-se

CNM apresenta ferramentas na melhoria da gestão em encerramento do Diálogo Municipalista de Vitória

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Terça, 07 de novembro de 2017.

07112017 Dialogos02O último painel do Diálogo Municipalista de Vitória, no Espírito Santo, abordou a cooperação federativa através de convênios entre União, Estados e Municípios. O economista da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Hilton Silva, e a representante da plataforma Êxitos, Marciele Torres, apresentaram aos participantes as ferramentas que podem ser utilizadas pelos gestores na melhoria de indicadores e na captação de recursos em várias áreas da administração municipal.

O representante da CNM orientou os gestores sobre o funcionamento de plataformas como, por exemplo, o Cidados. A ferramenta traz um panorama de recursos recebidos pelos Municípios e permite a análise do que precisa ser melhorado na administração local. O funcionamento da Rede Siconv, que lista os convênios celebrados com os Entes, foi outra ferramenta explicada por Silva no painel.

Ainda foram apresentados durante a palestra a lista de Observatórios que podem ser acessados no site da CNM. Entre eles, o Observatório do Crack, o dos Desastres Naturais, o dos Lixões e o Observatório Político, que elenca matérias importantes de interesse dos Municípios que tramitam no Congresso Nacional.

É por meio dessa ferramenta que é possível conhecer, através de um ranking, os parlamentares mais atuantes pela causa municipalista. “Usem essas ferramentas. Elas são importantes para a gestão municipal”, aconselhou o representante da CNM.

07112017 Dialogos03Por fim, Marciele Torres apresentou a ferramenta Êxitos. A plataforma possibilita aos Municípios identificar oportunidades de captação de recursos que são publicadas em editais pelo governo federal, por instituições financeiras, dentre outros. O Diálogo Municipalista de Vitória reuniu centena de gestores capixabas durante dois dias de evento.

A equipe da CNM se despede do Espírito Santo e segue rumo à Natal, no Rio Grande do Norte, para mais uma edição do evento. O encontro na capital potiguar começa nesta quarta-feira, 8 de novembro, e terá como tema principal Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Do local ao Global.