Conecte-se

ODS: portal de apoio aos Municípios é lançado no Diálogo Municipalista

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Quinta, 09 de novembro de 2017.

09112017 Diálogo Natal CNM 2Preocupada com o desenvolvimento sustentável, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem aproximado os gestores municipais brasileiros da Agenda 2030. No Diálogo Municipalista potiguar, a entidade lançou o hotsite do projeto Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os participantes do encontro puderam conhecer em primeira mão a plataforma, que consolida informações e materiais a respeito do tema. O intuito é auxiliar os prefeitos na incorporação e avanço dos ODS no país.

Ao abrir sua fala, o consultor da CNM, Santiago Gallo, fez uma observação importante para contextualizar os gestores municipais sobre o tema. “Nesses dois dias do Diálogo vocês viram palestras sobre o passado e o presente dos Municípios, e isso foi muito importante, mas aqui vamos focar no presente e no nosso futuro até 2030”, disse.

Santiago se referia à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que estão diretamente ligados com as políticas públicas. Ao todo, são 17 diretrizes que perpassam temas como água limpa e saneamento, essencial para os Municípios do semiárido brasileiro.

Mensuração local

O consultor apresentou brevemente cada um dos ODS e, posteriormente, lembrou a parceria da Confederação com o ART-Pnud. Por meio de um projeto em conjunto, foram lançados dois guias e uma mandala de desempenho municipal.

A ferramenta permite ao gestor saber qual é o grau de integração entre as ações locais e os ODS. Para isso, divide o conjunto de objetivos em quatro áreas: institucional, econômica, social e ambiental. Assim, os prefeitos podem identificar os pontos deficitários e, sobretudo, acompanhar a evolução dos indicadores em cada quadrante.

Boas práticas

Também fizeram parte do painel outros especialistas, que compartilharam boas práticas na implementação da agenda global. O Município de Barcarena, no Pará, alcançou um grau elevado de maturidade com respeito ao tema. Desde 2013, a cidade trabalha seu Plano Plurianual (PPA) espelhado nos ODS, quando ainda eram Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).09112017 Diálogo Natal CNM 1 

A assessora do prefeito, Patrícia Menezes, trouxe detalhes das iniciativas locais. Um dos pontos altos de sua apresentação foi quando ela mostrou um quadro que ilustra como as ações municipais de Barcarena tem convergido com os objetivos.

O ex-prefeito de Santana do Seridó (RN), Adriano Gomes, somou contribuições ao painel com uma fala sobre as ações realizadas para alcance dos ODS. Dentre as quais, uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que resultou no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4 para 6,1, afirmou o gestor. A educação está contida no ODS 4, que prevê oferta de um ensino de qualidade.