Conecte-se

Tema do ODS 5, igualdade de gênero compõe último painel do Diálogo

Espalhe esse conteúdo:

Facebook Twitter Google+
Quinta, 09 de novembro de 2017.

09112017 Dialogos Natal02Entre os dias 8 e 9 de novembro, a equipe da Confederação Nacional promoveu o Diálogo Municipalista potiguar. O encontro teve como parte de sua programação específica a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para complementar as falas anteriores, o segundo painel temático se debruçou sobre o ODS 5, que almeja igualdade entre homens e mulheres.

O tema é complexo e implica um trabalho direto com a redução da violência de gênero. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), preocupada com a temática, desenvolveu um projeto específico a respeito. Chamado de Mulheres Seguras, ele conta com a parceria da União Europeia, e busca tornar os Municípios espaços seguros para elas.

A consultora da CNM e coordenadora técnica do projeto, Giane Boselli, lembrou de algumas dificuldades cotidianas vivenciadas pelas mulheres, ainda incompreensíveis para muitas pessoas. “Uma mulher não anda por uma rua escura com a mesma sensação de um homem. Ela tem medo de ser assaltada, de ser estuprada”, comentou.

Entretanto, a insegurança no espaço urbano é apenas um dos aspectos da violência de gênero. Há violência também no ambiente de trabalho e, sobretudo, no espaço doméstico. Segundo explicou a coordenadora, o projeto Mulheres Seguras ajuda os gestores municipais a identificarem os tipos de violência presentes na cidade e oferece suporte para que eles possam estabelecer políticas públicas em favor das mulheres.

O projeto conta com um guia de reaplicação, que foi apresentado aos participantes do encontro. O material consta na pasta de boas-vindas, entregue durante o credenciamento do Diálogo Municipalista e também na biblioteca virtual da entidade. Ele oferece orientações aos gestores interessados em implementar o projeto Mulheres Seguras.

Próximos passos
A apresentação sobre a iniciativa marca o encerramento do Diálogo Municipalista no Rio Grande do Norte. Ao longo de dois dias, mais de 150 pessoas estiveram presentes no encontro, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais. A comitiva segue para Foz do Iguaçu, no Paraná, para mais uma etapa. O evento está agendado para os dias 27, 28 e 29 de novembro.